sábado, 8 de outubro de 2016

Reflexões: O Novo cenário da cobrança - 1

A velha empresa de cobrança esta agonizando. 
Esta na UTI.
As chances de sobrevivência são poucas.
A nova empresa de cobrança é uma disrupção do velho modelo.Ela se assemelha a uma empresa de tecnologia. Sua principal característica é o uso intensivo de ferramentas de comunicação. 
Neste novo cenário falar em PA será quase uma heresia. 

Hoje o mercado é composto por milhares de empresas. Algumas muito grandes. Com milhares de PAs. Outras na casa das centenas e a grande maioria, 80% delas na de dezenas. 


Quantas serão necessárias no novo cenário? Eu diria que muito poucas. As ações de cobrança poderão inclusive ser disparadas pelo próprio contratante. 


Muitos outros setores sofrerão com esta disrupção.



  • Empresas que vendem minutos de telefonia VOIP uma tecnologia que foi abraçada pelas empresas de cobrança nos últimos anos, como forma de redução de custos.
  • Gráficas;
  • Correio;
  • Empresas que vendem tecnologia para empresas de cobrança. Sim. Se vamos ter menos empresas para comprar tecnologia, elas também sofrerão impacto em suas vendas. 
  • Empresas que só vendem discadores. Eles cada vez mais serão desnecessários. Seu uso na modalidade ativa tende a se reduzir em até 95%. Afinal o objetivo é inverter a mão da comunicação. Estimular o cliente devedor a buscar um canal de comunicação alternativo: Chat, Whatsapp, auto-negociação.
O redesenho das operações é fundamental para uma cobrança omnichannel. O uso de chatbots será cada vez mais intensivo. O cliente conversará com robôs. O sucesso das operações está na humanização dessa tecnologia. Quanto mais fácil for esta interatividade, mais bem sucedida será a operação. 

As empresas maiores dispõem de recursos financeiros para investir e caminhar nesta direção. As menores, 80% do mercado tem a agilidade capaz de fazer as mudanças necessárias.

2%   das empresas respondem por 80% do estoque de cobrança disponível. 
98% das empresas do mercado respondem por 20% do estoque. 

Mas de onde vem o resultado da cobrança? Das maiores ou das menores? - Quando falamos de títulos com mais de 45 dias de atraso, sem dúvida que das menores. 

Se eu tivesse uma empresa de cobrança de pequeno porte hoje buscaria primeiro automatiza-la ao extremo. E depois investiria na área comercial. Iria buscar novos negócios. Vocês já ouviram falar na Teoria do Oceano Azul? Não? Então leiam rapidamente. No Brasil inteiro, neste momento existe setores inteiros sem nenhuma atividade de cobrança. Desde a rede de supermercado, ou de lojistas local até o Governo que detém os maiores ativos de cobrança desse país. Procure a Prefeitura de sua cidade e prospecte as oportunidades. O novo modelo rompe a barreira impeditiva que os TCU impunham, de quebra de sigilo da dívida, uma relação entre o estado e o cidadão. No novo modelo a empresa de cobrança vai trabalhar para trazer o cidadão até um site de auto-atendimento ou a uma central de negociação eletrônica. 

Gente, no final de tudo falta sair da caixinha ...  inovar.

Interessante artigo comparando uma operação com múltiplos canais x uma operação Omni Channel

MULTI-CHANNEL x OMINI-CHANNEL


As empresas estão fazendo uso de múltiplos canais, o que não não quer dizer  que estejam fazendo OMNI CHANNEL!!!!

Falaremos disto nos próximos posts.




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